10 Dicas de Remodelação de Habitação – Aprender Com a Experiência

Sinto-me muito feliz com a forma como a nossa remodelação acabou, e por a termos conseguido. No entanto, espero que as pessoas possam aprender com alguns dos obstáculos que encontramos ao longo do caminho.

A partilha de opiniões é de extrema importância até porque nem sempre nos conseguimos lembrar de tudo perante uma obra de remodelação.

A história...

Tudo começou com uma grande tempestade.

Ficámos sem energia durante uma semana. Por causa do corte de luz, tivemos de manualmente esvaziar o nosso reservatório na cave para que não ficasse inundada. Estava uma noite de chuva torrencial e o meu marido deixou a porta da entrada aberta porque tinha de entrar e sair para despejar baldes de água.

Uma razão improvável para remodelar a habitação

Alguns dias mais tarde, a minha filha estava a deitar alguma coisa no lixo quando reparou naquelas pequenas 'algumas coisas' na lata do lixo. Bem, essas “algumas coisas” eram fezes de rato. Pensamos que um rato (ou uma família de ratos, liderados pelo flautista) entrou em casa naquela noite, enquanto a porta de entrada esteve aberta, e decidiu manter-se confortável na nossa casa.

Entrei em pânico. Tirei tudo dos armários, limpando histericamente. A maioria das coisas foi para o lixo, incluindo alguns tachos e panelas. Irracional? Talvez. Mas não suportava a ideia de cozinhar em panelas/frigideiras que foram usadas como casa de banho de um rato. Em seguida, proclamei "É isso! Está na hora de remodelar a cozinha".

Claro, quando decidimos remodelar a cozinha, decidimos remodelar tudo ligado à cozinha. Acabamos por esventrar a cozinha, removendo a lareira de tijolos e arrancando todos os tetos.

Colocámos iluminação embutida, o piso em madeira ao longo de todo o primeiro andar (incluindo o hall de entrada, sala de jantar, sala de estar, cozinha e corredores), e remodelamos a casa de banho. A remodelação foi muito mais rápida do que o esperado. Pensamos que parte da razão foi devido a estarmos no coração da recessão, quando havia muitos empreiteiros disponíveis para trabalhar. Esvaziámos a habitação em novembro e a remodelação foi feita na primeira semana de janeiro.

 

Dicas Para a Remodelação da Habitação:

1. Obtenha o maior número de recomendações que puder sobre o empreiteiro que pretende contratar

Não se acanhe em falar com as referências que são fornecidas. Deve confiar absolutamente nessa pessoa pois ele/ela vai passar dias dentro e fora da sua casa.

2. Saber antes do tempo quais as remodelações que pretende

Saiba à partida quais as remodelações que pretende. Caso contrário, pode acabar por ser conduzido a gastar muito mais dinheiro do que jamais pretendeu.

3. Fazer saber antecipadamente que não quer que as pessoas fumem na sua habitação

Há alguns anos atrás tivemos uma remodelação de uma casa de banho e as pessoas que fizeram o trabalho acenderam um cigarro enquanto estavam no interior da minha habitação. Eu pus imediatamente um fim a isso, porque eu estava em casa. No entanto, se não estivesse, a minha casa iria cheirar a um bar.

4. Obter adiantadamente do empreiteiro cada detalhe da remodelação da habitação por escrito, antes de assinar o acordo

Isto vai poupar-lhe tempo, salvar o seu cartão de crédito e, finalmente, fazer a remodelação muito mais facilmente. Tinha feito suposições na minha cabeça de como ficaria o produto final, um plano 'mais barato' e o empreiteiro, na verdade, tinha uma visão diferente. Eu estava a pagar por uma coisa e o empreiteiro planeava instalar outra (o preço pago foi corrigido). Exemplos:

  • Pensei que a lareira antiga já tinha sido demolida e uma nova estava a ser construída, e que seriam incluídas novas portas de lareira no orçamento que me foi dado. Infelizmente, não foi isso que aconteceu.
  • Pensei que o sidesplash seria incluído no custo do lavatório da nova casa de banho. Soube que não, embora o empreiteiro tivesse acabado por arranjar um de qualquer maneira e o tivesse instalado.
  • Estava com novos armários de cozinha instalados em forma de península. Presumi que a frente da península seria de madeira, mas o empreiteiro pensou pintar com drywall. (drywall seria muito mais barato). Felizmente isso não foi uma grande despesa extra para o projeto.
  • A pintura no orçamento assumiu que todas as quatro paredes e o teto seriam da mesma cor, mas eu não estava presente. Então pintaram o teto branco e foi um custo adicional, mas a culpa foi minha.

5. Se não gosta do trabalho de um dos trabalhadores, fale sobre isso com o empreiteiro

Lamento não ter expulsado o pintor da remodelação da nossa habitação. Ficou-me dispendioso e não fez um bom trabalho. Tivesse eu mais experiência e ter-lhe-ia dado um pontapé no primeiro dia.

6. Certifique-se que tem bastantes sobras de tinta para retoques e documente o tipo de tinta utilizada em cada quarto

Pode lembrar-se da cor de tinta que usou na parede há 5 anos, mas pode não se lembrar se era a casca de ovo, plana, semi-brilho, etc.

7. Esclareça o empreiteiro para que limpe a sujidade todos os dias.

Não quer toda aquela poeira a circular através do sistema de aquecimento e arrefecimento, o que me leva à minha próxima dica...

8. Mude os filtros de ar da sua habitação, durante e após a remodelação, se está com algum trabalho de drywall

Nem imagina a quantidade de pó de gesso que vai encontrar nos filtros durante uma remodelação. Pode fazer danos sérios ao sistema de ventilação (HVAC), se não mantiver o "ar bom" em movimento. Limpe os filtros.

9. Esteja preparado para tomar montes de decisões, até de puxadores do armário

Admito que, no final, estava tão doente com todo o processo que acabei por escolher uma banheira velha qualquer, e isto apenas porque queria o trabalho terminado. Só coloquei o tamanho padrão porque era o mais barato e achei que o padrão era ótimo. Ainda hoje me arrependo dessa decisão. Se aquela pergunta tivesse surgido no início da remodelação, provavelmente teria escolhido uma banheira diferente.

10. NÃO FAÇA O PAGAMENTO FINAL ATÉ QUE TUDO SEJA CONCLUÍDO. 

Esta sugestão é do passado para a minha remodelação da casa de banho esfumaçada. Havia um pequeno azulejo que precisava ainda de ser colocado, juntamente com algumas outras pequenas coisas. Nunca fui capaz de conseguir que o empreiteiro voltasse, e porque razão voltaria ele? Já tinha todo o dinheiro, e isso era o mais importante para ele.

Dica bónus:

Além disso, se estiver a substituir/instalar novas janelas ou portas e tem um sistema de segurança, lembre-se de entrar em contato com o seu fornecedor do sistema de segurança para ter quaisquer componentes de segurança ajustados, que possam ter sido afetados pela remodelação.

Alguma vez remodelou a sua habitação? Tem alguma dica adicional de remodelação de habitação para compartilhar? 

 Fotografia: www.freeimages.co.uk

E já sabe, se precisa de pedir orçamentos grátis, é no MaiFix, e mai'nada!


Orçamentos

A nossa missão passa por disponibilizar online uma ferramente realmente funcional para colocar em contacto directo os particulares e as empresas.

Saber Mais