6 Erros Ao Renovar Casa

Está a considerar fazer melhorias na sua habitação? Com uma nova pintura, não convencional, pode pensar que vai animar a sua habitação – mas a longo prazo isso pode desapontar. Aqui ficam alguns pontos para reflectir sobre erros de projetos de obras de remodelação de habitação que pode levar ao arrependimento.

Seis erros a evitar

Muitos proprietários comprometem-se a fazer obras de remodelação no outono antes do inverno chegar. 

A AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços estima que as obras manutenção e reabilitação urbana cresçam cerca de 8,5% em 2015. Assim, para 2015, as estimativas apontam para que, ao fim de 13 anos de quebra de produção, se venha a verificar uma variação positiva entre 1% e 1,5%.

Ainda assim, nem todas as obras de melhoramentos são de igual forma iguais. Muitos proprietários assumem que vão recuperar os seus investimentos em reformas, quando venderem a propriedade, mas nem sempre isso sucede.

 

1. Contratar o primeiro empreiteiro que pode encontrar

Antes de realizar obras de remodelação, procurar obter orçamentos de vários empreiteiros – e procurar olhar para além do que surge à superfície, para ter a certeza de que está a escolher um em quem possa confiar. Ao procurar por empreiteiros, os proprietários recorrem frequentemente a sites de avaliação de referência do empreiteiro ou do utilizador.

Recomenda-se que verifique sempre a capacidade técnica, os antecedentes criminais, financeiros e jurídicos, seguro e referências de clientes e comerciais.

Pode consultar sempre a situação atual do alvará do empreiteiro em: http://www.inci.pt/Portugues/Construcao/consultaemp/

Pode ainda verificar se existem queixas relativamente ao empreiteiro que pretende contratar, designadamente através dos seguintes links:

http://www.consumidor.pt/

http://www.portaldaqueixa.com/

Caso o profissional se encontre registado no MaiFix, pode sempre perguntar-nos se já existiu alguma reclamação em relação ao mesmo e teremos todo o gosto em responder-lhe.

 

2. Falhas na obtenção de licenças de construção

A apresentação da documentação necessária para licenças de construção pode ser um incomodo para o empreiteiro, mas é muitas vezes solicitada. Um projeto de remodelação requer uma licença de construção. 

Normalmente o projecto é vistoriado por entidades competentes com verificação das normas de segurança. Assim, se o empreiteiro não tiver a documentação necessária, como autorizações, apólice de seguro, pode dar origem a sérias multas e eventualmente a uma paragem dos trabalhos das obras em execução que obrigue a alterações.

 

 

 

3. Estabelecer um orçamento realista

Certamente que não quer ficar sem dinheiro a meio de uma obra de remodelação, e ter que viver futuramente com uma cozinha semiacabada.

Defina um orçamento razoável, e faça um fundo de reserva extra para as surpresas inevitáveis (80% dos casos há despesas adicionais). Há entendidos na matéria que referem que uma "remodelação custa sempre mais do que o esperado”, e que "os custos variam significativamente com base no tamanho, complexidade e qualidade de um projeto particular". É dada a sugestão de manter um adicional de 10 por cento do orçamento inicial, em reserva, no caso de surgirem problemas ao longo do projeto de obras.

Em Portugal o valor médio de construção por metro quadrado para 2015 é identico ao fixado para 2014, ou seja, de €482,40 (valor estabelecido pela Portaria n.º 280/2014 do Ministério das Finanças). Pode até considerar um faseamento progressivo do projeto, para atender às suas necessidades de orçamento.

 

4. Melhoramento sobre a vizinhança

Se a maioria das habitações na sua vizinhança estão abaixo dos 232 m2 com equipamentos elétricos básicos, adicionar à sua mais 93 m2 não significa necessariamente que o valor de venda aumente caso queira um dia vender a sua habitação.

Ou seja, caso não saiba, o valor de uma habitação é limitado ao valor do preço interno mediano da vizinhança e da zona. Assim, os dados estatísticos fornecem uma boa ideia do que está a ser vendido na zona de forma a auxiliar e determinar a quantia que deve ser investida para o ajudar a garantir um retorno positivo do investimento.

 

5. Demasiado personalizado

Se pretende ficar na sua habitação por um longo período, vai ter tempo para desfrutar de opções altamente personalizadas, como paredes forradas de uma cor invulgar (a maioria dos compradores preferem madeira hoje em dia) ou uma adega de grande dimensão, climatizada com armazenamento interno. Mas se a ideia é vender a curto/médio prazo, não espere que os compradores gostem das mesmas coisas.

Por exemplo, se se trata de uma cor de tinta específica ou do seu clube favorito, é melhor manter as melhorias neutras para cativar um público mais amplo. E até porque um espaço neutro permite que um futuro comprador vislumbre o espaço sem ter que se preocupar com gastos extra de tempo e dinheiro para executar obras de reparação na habitação.

 

6. À espera de um retorno sobre renovações ocultas

Os compradores adoram melhoramentos que podem ver: bancadas em granito, equipamentos topo de gama, sancas. Refazer a tubagem da casa ou a instalação elétrica, ou até mesmo melhorar o isolamento elétrico, não são melhoramentos visíveis que os compradores esperam pagar - embora sejam obviamente importantes e tenham o seu valor.

Assim, se a casa tem um problema estrutural sério ou outro, se puder resolva-o antes de a colocar à venda no mercado. Se tiver forma de o fazer deve tratar desse assunto. Muitos compradores preferem pagar por uma casa pronta à mudança em que o custo de obras de remodelação é subtraído.

 

E já sabe, se precisa de pedir orçamentos grátis, é no MaiFix, e mai'nada!


Orçamentos

A nossa missão passa por disponibilizar online uma ferramente realmente funcional para colocar em contacto directo os particulares e as empresas.

Saber Mais