Como Pintar Uma Casa?

Pintar a casa toda é bastante trabalhoso. Mas a sua casa pode não precisar de uma pintura completa. Pode melhorar a aparência da sua casa e prolongar a duração da pintura por muitos anos, com uma manutenção regular e algumas reparações rápidas.

Por Onde Começar

Antes de mais, precisará limpar e preparar toda a superfície, decidir que tipo de tinta utilizar e aplicar a tinta. A melhor época do ano para pintar é no final da primavera ou no começo do outono, num dia seco e não muito ensolarado. Temperaturas abaixo de 4º C ou um dia de sol muito forte podem prejudicar a tinta.

Verifique bem toda a área onde irá pintar, antes de começar, e resolva todos os problemas para prevenir que estes se tornem nas causas de possíveis estragos na pintura.

Aproveite também para limpar sempre bem a superfície, para que quando for aplicada a tinta, esta possa aderir bem.

Tinta a Descascar

Normalmente a tinta descasca mais sobre a madeira húmida. Isto também pode ser resultado de humidade que sai do interior da casa. Se não conseguir controlar a humidade com exaustores, use base látex e tinta látex. O látex elimina a probabilidade de aparecimento de mais humidade na tinta.

Outro motivo pode ser uma superfície suja ou lustrosa. Para resolver o problema, todos os fragmentos de tinta soltos devem ser devidamente raspados com uma escova de metal e a superfície deve ser lixada para alisar as partes irregulares. Os lugares descobertos devem ser preparados antes de pintar, assim como toda a superfície onde se aplicará tinta.

Aparência de Pele de Crocodilo

Este problema parece exactamente o que o nome sugere: a pele de um crocodilo. A tinta encolhe em ilhas individuais, mostrando a superfície anterior, geralmente causada porque a cobertura de cima (a nova) não aderiu à tinta que está por baixo.

Um motivo para que isto aconteça pode dever-se ao facto das tintas não serem compatíveis, ou então, a segunda camada pode ter sidoi aplicada antes que a primeira secasse. Para se livrar do problema, raspe sempre bem a tinta antiga, lixe, prepare a superfície e pinte novamente. Reforçamos a ideia de que é muito importante que a superfície esteja sempre devidamente limpa e para tal, evite que fique pó antes de voltar a pintar.

Aparecimento de Bolhas

Quando a tinta levanta da superfície e forma bolhas, geralmente é devido à humidade ou tinta inadequada. Para corrigir o problema, primeiro raspe as bolhas. Caso a superfície seja em madeira e consiga ver madeira seca por trás das bolhas, o problema é causado pela humidade.

Já no caso de encontrar tinta atrás das bolhas, então trata-se de uma bolha solúvel e provavelmente é causada pela pintura com uma tinta a óleo ou baseada em ácido anidrido em clima quente. O calor forma uma película na tinta e retém o solvente numa bolha.

Aparecimento de Rugas

Tal como na nossa pele, a tinta nova pode escorrer e ficar com uma série de dobras que vão ter uma aparência muito semelhante a rugas. Isto ocorre quando a tinta utilizada é muito espessa, acabando desta forma por criar uma película sobre a que está por baixo, ainda em estado líquido.

Isto também pode acontecer se pintar num dia frio. A superfície fria por baixo da tinta demora a secar. Para pintar novamente, assegure-se de que a nova tinta tem a consistência apropriada e tenha a certeza de que a espalha correctamente enquanto aplica. Mas antes de o fazer, será necessário lixar a área enrugada e, eventualmente, remover toda a tinta antiga. Recorde-se de preparar sempre a superfície.

Desgaste ou Desaparecimento da Cor

Existem alguns tipos de tinta que têm uma superfície com pó. Algumas tintas com base a óleo ou ácido anidrido "desbotam" quando chove. Quando isso acontece, uma camada muito fina de pó é removida, limpando automaticamente a superfície. Na maioria dos casos, esse é um efeito desejável. Mas se as estruturas por perto, calçadas ou arbustos ficarem manchados, nesse caso estará a ocorrer desgaste em excesso.

Isto provavelmente acontece devido à tinta ter sido aplicada sobre uma superfície muito porosa, que absorve muitos dos agentes aderentes da tinta. Uma falta de balanceamento químico numa tinta de qualidade inferior, também pode ser a causa de um desgaste em excesso. A melhor solução é lavar completamente as superfícies desgastadas e pintá-las com uma tinta que não desbote, de melhor qualidade.

Mofo

O aparecimento de mofo dá-se em locais onde a humidade e a falta de sol prevalecem. E se pintarmos sobre este, é provável que reapareça através da nova tinta. Utilize um fungicida apropriado com cloro ou uma substância para matar fungos, antes de pintar novamente.

Escove bem a superfície e limpe bem com um pano húmido. É importante que a superfície fique totalmente limpa antes de voltar a pintar, pois quaisquer vestígios, por mais pequenos que sejam, podem fazer com que volte a reaparecer mofo.

Depressões

Utilizar um rolo de tinta incorrectamente (com muita tinta) pode criar uma superfície ondulada e/ou irregular. Para corrigir este problema depois da tinta secar, lixe e pinte novamente a superfície, alisando para fora a nova cobertura um pouco mais espessa.

Tinta Que Não Seca

Esta é talvez a principal razão para se comprar tinta de boa qualidade. Viscosidade prolongada é uma indicação de tinta de baixa qualidade. Se aplicar tinta de baixa qualidade densamente ou durante um período com elevada humidade, esta ficará viscosa por um longo período. Contudo, uma tinta boa, seca rapidamente.

 

Se por outro lado não tem tempo ou simplesmente não tem paciência e precisa de contratar um pintor, nesse caso conte com o MaiFix! Porque se precisa de pedir orçamentos online, é no MaiFix, e mai'nada!


Orçamentos

A nossa missão passa por disponibilizar online uma ferramente realmente funcional para colocar em contacto directo os particulares e as empresas.

Saber Mais