Como proteger-se dos incêndios

Em Agosto os incêndios propagam-se por todo o país, mas se vive numa zona de potêncial risco, saiba que há certas medidas que pode tomar para se protejer, e à sua casa.

 

De acordo com a Autoridade Nacional para a Proteção Civil, se a sua casa está inserida num meio rural deve:

- Limpar o mato à volta da sua habitação e guardar, em local seguro, os produtos inflamáveis, como a lenha e os combustíveis.

- Informe as autoridades de algum ato ou comportamento negligente ou com intenção de atear um incêndio.

Lembre-se que se a sua casa estiver em risco pode regar em volta da casa, cerca de 20 a 50 metros em volta e mesmo com calor, deve fechar as portas e janelas "para evitar que a casa sirva de chaminé para os fumos", como sugeriu Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ao Observador.

Se pode ajudar os bombeiros, leve coisas fáceis de comer mas verifique com o quartel da região o que será mais necessário para ajudar no combate ao fogo.

Tenha atenção que não é permitida a realização de fogueiras, para recreio, lazer ou confeção de alimentos em espaços rurais, fumar ou fazer lume em espaços florestais e que é proibida a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de fagulhas.

A ANPC alerta ainda que, face às condições meteorológicas, se realizar trabalhos agrícolas e florestais, deve abastecer as máquinas a frio, mantê-las limpas de óleos e poeiras e ter cuidado com as faíscas no seu manuseamento, de preferência evitando as horas de maior calor.

Para se manter informado sobre as ocorrências de incêndios em Portugal, consulte o site da ANPC e sempre que quiser fazer obras ou remodelações, peça orçamentos grátis, no MaiFix, e mai'nada!

 

 

 


Orçamentos

A nossa missão passa por disponibilizar online uma ferramente realmente funcional para colocar em contacto directo os particulares e as empresas.

Saber Mais