Como Responder Correctamente Aos Pedidos

O que faz a diferença entre uma empresa que consegue ter sucesso e contactos com clientes e uma que vê essa comunicação frustrada? A resposta é simples. Embora o MaiFix seja ainda muito recente, o que vemos acontecer com algumas empresas vai literalmente de encontro a uma das conclusões do estudo de mercado que foi feito inicialmente.

Isto é, muitos empresários em Portugal ainda esperam que seja o cliente a chegar até eles, ao invés de tomar a iniciativa de contacto. Este é considerado um problema para o tipo de utilizador que pede um orçamento numa plataforma online como o MaiFix. Ou seja, para traçarmos o perfil da pessoa que coloca um pedido de orçamento, trata-se de alguém que, por norma:

  • tem pouco tempo livre;
  • confia nas novas tecnologias;
  • reside numa cidade;
  • tem entre 30 a 45 anos;
  • é casado(a) e com um ou mais filhos;
  • tem casa(s) arrendada(s).

Imediatamente no primeiro ponto do perfil traçado, vemos que fará todo o sentido ser a empresa a tomar a iniciativa de contacto, pois é por norma alguém que não quer perder tempo (ou simplesmente não o tem) com muitas trocas de emails com diferentes empresas e ter que organizar tudo "manualmente".

É aqui que o MaiFix entra, pois disponibiliza uma plataforma organizada e simples de utilizar, para facilitar o contacto entre ambas as partes.

Quando lançámos a plataforma, rapidamente nos apercebemos de um problema que estava a dificultar o contacto entre ambas as partes. As empresas simplesmente não tinham acesso ao contacto telefónico do cliente.

Assim, passados apenas alguns dias após o lançamento, foi inserida a opção para as empresas verem o contacto de todas as pessoas que pediram orçamentos. Contudo, este ponto também suscitou algumas dúvidas na fase inicial de lançamento e melhorámos a visibilidade da mensagem que refere "Visível após responder ao pedido". Isto significa que apenas verá o contacto do cliente após responder ao pedido de orçamento.

O que temos vindo a sugerir às empresas que têm vindo a responder aos orçamentos pedindo ao cliente que visite o site, que envie email ou que ligue, é que façam precisamente ao contrário, ou seja, que contactem directamente com o cliente.

O cliente tem a possibilidade de escolher quando pretende ser contactado, e nesse sentido é uma questão dos profissionais olharem para essa informação e agendarem o contacto com o cliente, que sugerimos que seja sempre telefónico.

Quer seja para marcar uma visita, esclarecer dúvidas ou simplesmente pedir alguma informação adicional, o melhor mesmo é apresentar-se sempre telefonicamente.

Em suma, a sugestão que a equipa do MaiFix quer deixar a todas as empresas e profissionais é que, efectivamente, tomem a iniciativa de contactar com os clientes, preferencialmente por telefone e dentro de um horário sensato ou no tempo definido pelo próprio cliente, caso este assim tenha referido.

 

E já sabe, se precisa de pedir orçamentos online, é no MaiFix, e mai'nada!


Orçamentos

A nossa missão passa por disponibilizar online uma ferramente realmente funcional para colocar em contacto directo os particulares e as empresas.

Saber Mais