-
Ter uma ideia clara sobre o que deseja obter
-
Esteja preparado para o inesperado
-
Atrasos são espectáveis
-
Concordar com as regras básicas
-
Comunique bem e muitas vezes
-
Manter registos
-
Terminar o seu projecto
Ter uma ideia clara sobre o que deseja obter
Discuta o projecto em detalhe. Não pressuponha que todos sabem o que quer. Se o projecto sofrer alterações após o trabalho ter sido iniciado, lembre-se de que nesses casos pode vir a existir também uma correcção nos valores.
Esteja preparado para o inesperado
Projectos de melhoria ou reparação são muitas vezes mais complexos do que possam inicialmente aparentar. Tenha sempre planeado um ligeiro desvio e coloque sempre de parte um pequeno montante para cobrir eventuais despesas adicionais. A MaiFix, devido à nossa experiência, sugere que deixe de parte 20 a 30% adicional ao preço acordado para eventuais desvios. Não que os vá utilizar, mas é sempre bom prevenir.
Atrasos são espectáveis
Mesmo em trabalhos muito bem planeados, é comum existir sempre um ou outro problema que vem atrasar um pouco o projecto, sendo esta probabilidade ainda maior quanto maior for o trabalho. Apesar das boas intenções, determinadas tarefas às vezes podem demorar mais tempo do que o inicialmente estimado.
Para os trabalhos que envolvam trabalhar ao ar livre, tenha sempre em consideração os factores externos, tais como o clima que pode vir a causar atrasos.
Concordar com as regras básicas
A sua habitação pode ser ocupada por dias ou mesmo semanas. Fale com a empresa ou profissional sobre quaisquer regras que possam vir a acordar, dentro do possível claro.
Quer que fique tudo limpo no final de cada dia de trabalho? As pessoas estão autorizadas a utilizar a casa de banho? Evite desentendimentos mais tarde traçando logo de inicio as regras do jogo.
Comunique bem e muitas vezes
Mantenha um diálogo aberto com a empresa ou profissional durante todo o projecto. Certifique-se de que se sente bem informado e feliz com cada etapa do processo, mas deixe também sempre à vontade as pessoas que estão a trabalhar não as frustrando e fazendo com que fiquem descontentes no local de trabalho.
Se surgirem problemas ou não estiver satisfeito com qualquer aspecto do trabalho, fale com as pessoas imediatamente e tente sempre manter a calma e dialogar da melhor forma possível.
Não se esqueça de elogiar um bom trabalho ao longo do caminho. Todos nós temos orgulho no nosso trabalho e gostamos de sentir que este é apreciado.
Manter registos
Para projectos grandes e/ou mais complexos, mantenha sempre um registo de toda a correspondência e um diário dos acontecimentos, tirando fotos do desenrolar dos trabalhos. Sugerimos que comunique o mais possível através do sistema de mensagens interno do MaiFix, para que no caso de surgirem reclamações posteriormente, possamos analisar melhor o caso.
No caso improvável de uma disputa, todos os registos que detém podem ajudar a trazer uma resolução muito mais rápida.
Terminar o seu projecto
Verifique todo o trabalho ao detalhe, apontando todos os problemas ou dúvidas de forma célere e educada. As boas empresas e profissionais querem clientes satisfeitos com o seu trabalho e, normalmente, estão sempre dispostos a ajudar na resolução de qualquer problema.
Certifique-se de que lhe entregam toda a papelada essencial, tal como certificados de gás ou certificados eléctricos.
Quando estiver completamente satisfeito com o trabalho final, pague o restante e não se esqueça de deixar um comentário no MaiFix!