Carregue aqui e pe├?┬ža or├?┬žamentos gr├?┬ítis!
Monóxido De Carbono

Várias pessoas morrem em todo o mundo devido aos efeitos do envenenamento por monóxido de carbono, e poucos dos que sobrevivem ficam com mazelas para o resto da vida devido a este perigo evitável. O monóxido de carbono é tanto incolor como inodoro, tornando-se portanto difícil de detectar.

 

O que é o envenenamento por monóxido de carbono?

É sempre melhor prevenir do que remediar e uma simples verificação dos aparelhos e condutas é um investimento que vale garantidamente a pena.

O monóxido de carbono pode ser criado dentro da sua casa devido a aparelhos com defeitos ou simplesmente a má ventilação. Esta forma de envenenamento pode ser causada por gás, óleo ou combustíveis sólidos sendo queimados de forma incompleta, mas é mais comumente associado a caldeiras a gás com defeitos ou mal conservadas. Onde o monóxido de carbono está presente, o seu corpo vai absorver e, eventualmente, ser privado de oxigénio. Isto pode causar náuseas, danos cerebrais, ou, em casos extremos, pode mesmo levar à morte.

 

Prevenir é melhor que remediar

Se puder, sugerimos que mande verificar os seus aparelhos anualmente. Com o tempo frio começamos a utilizar mais as caldeiras a gás e é muito importante que estas sejam regularmente inspeccionadas. É sempre melhor prevenir do que remediar e uma simples verificação dos aparelhos e condutas é um investimento que vale a pena. Muitas pessoas vêem as verificações de segurança de gás como algo que é para estudantes ou para aqueles que vivem em casas alugadas, mas os aparelhos defeituosos e a intoxicação por monóxido de carbono não discriminam o local onde vive ou a forma como paga as contas, portanto sugerimos que adquira um alarme ou indicador de monóxido de carbono para poder instalar pertos dos locais mais perigosos. Geralmente custam menos de 30€, portanto trata-se de um investimento baixo e que ajuda a que fique um pouco mais descansado. Algumas pessoas pensam que o seu detector de fumo também detecta o monóxido de carbono, mas este não é o caso para a maioria dos alarmes de fumo, sendo que a maioria apenas detecta fumo.

 

Detectar os sinais

Se a sua caldeira, incêndio ou qualquer outro aparelho está a queimar combustível com uma chama irregular de cor amarela ou laranja, ao invés de um azul / roxo, então deve chamar um técnico qualificado imediatamente. Por exemplo, em esquentadores automáticos, normalmente o piloto desliga regularmente, podendo existir marcas escuras à volta do aparelhos e consequentemente aumentando a condensação, tudo isto também são sinais de alerta. Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono incluem cansaço, náuseas, dores de cabeça, tosse seca ou dor de garganta. Se acha que está a detectar sinais de monóxido de carbono, abra de imediato as portas e janelas, saia do local e apanhe o máximo de ar fresco. Desligue todos os aparelhos até que estes possam ser verificados. Chame um médico se você ou outras pessoas se sentirem mal, ou ligue para as emergências (112) caso sinta que é caso de emergência.